Espaço do Céu - Astrologia
|
Celisa Beranger
Eclipses – Seus Ciclos e Sequência no Mapa Natal
Autor(a):
Celisa Beranger
em
25 de setembro de 2009
Os eclipses são, na verdade, Luas Novas e Cheias especiais. Quando ocorrem os eclipses, o Sol, a Terra e a Lua estão perfeitamente alinhados sobre o plano da eclíptica e foi este fato que deu ao caminho aparente do Sol a designação de eclíptica – quer dizer, o plano onde ocorrem os eclipses.

Para que ocorra um eclipse é preciso que a Lua, cuja latitude varia entre 5° norte e 5° sul, esteja situada muito próxima da latitude zero, portanto na eclíptica, onde está o Sol, que não tem latitude. Podemos dizer então que é a posição da Lua que promove os eclipses.

Além disso, como os nodos lunares são os dois pontos de encontro da órbita da Lua com a eclíptica, os eclipses ocorrem sempre perto destes nodos (até 10° para eclipses totais e 18° para os parciais do Sol, e até 5° para os totais e 12° para os parciais da Lua).
Os eclipses constituíam a fonte de presságios mais importante da Babilônia porque eram considerados como sinais muito especiais do céu para indicar acontecimentos coletivos muito marcantes: guerras, fome, epidemias, nascimento ou morte de reis ou outras pessoas de grande importância.
Algumas vezes as pessoas nascidas em dias de eclipses do Sol deixam sua marca na humanidade. Isto talvez seja devido a que se trata de pessoas mais ousadas.Por exemplo: Alexandre o Grande e Karl Marx nasceram em dias de eclipses do Sol. O Papa João Paulo II teve tanto seu nascimento como sua morte marcada pelos eclipses. Ele nasceu em 18 de maio de 1920 e morreu em 02 de abril de 2005. Seu enterro foi no dia do eclipse total do Sol de 08 de abril.
A família real da Inglaterra tem uma forte marca de eclipses. O futuro rei, príncipe William da Inglaterra, nasceu em dia de eclipse solar, 21 de junho de 1982. Sua mãe, a princesa Diana, morreu em 31 de agosto de 1997, véspera de um eclipse do Sol. Seu pai, Charles, queria casar-se com Camila Parker Bowles no dia 08 de abril de 2005, dia do eclipse solar e do enterro do Papa. As bodas não foram nesse dia porque Charles teve que representar sua mãe no enterro.
Os computadores permitiram a descoberta da trajetória de visibilidade dos eclipses em qualquer tempo. As investigações têm demonstrado que, para as pessoas nascidas em dia de eclipse solar, algumas vezes a visibilidade vincula a pessoa aos lugares percorridos pelo eclipse de seu nascimento.
Por exemplo, Alexandre o Grande conquistou com seus exércitos todas as áreas do trajeto do eclipse de seu nascimento. O eclipse do dia de nascimento de Karl Marx obscureceu toda a Rússia, país que foi muito mais impactado por seus escritos do que Alemanha ou França, os países que ele havia pretendido afetar.

Os ciclos dos eclipses
A importância dada aos eclipses fez com que os grandes observadores e compiladores da Babilônia, já no século VI a.C., descobrissem que os eclipses não são aleatórios, mas possuem um ciclo próprio, que é conhecido como ciclo de Saros. Este ciclo é constituído por diversas séries, cada uma composta por 70 ou 71 eclipses e, em sua totalidade, a serie dura cerca de 1260 anos.
A Astrologia utiliza, unicamente para os eclipses solares, 38 séries de Saros, 19 de nodo norte e 19 de nodo sul, indicando o polo da Terra onde a serie têm início.Os eclipses de uma dada série começam em um polo como parciais, depois na medida em que vão baixando em latitude, passam a ser anulares, continuam baixando e, ao se aproximarem do Equador, são totais. Já no outro hemisfério seguem como totais, depois passam a ser anulares e, ao se aproximarem do polo oposto, voltam a ser parciais, até que a série termina.